sexta-feira, julho 17, 2009

MADEIRAS DE RIO


Exposição de fotografia a inaugurar hoje pelas 21.30 horas na Junta de Freguesia de São Victor na cidade de Braga.


...As embarcações que hoje dizemos tradicionais são para a Barcos do Norte os barcos de trabalho de pequena dimensão, em madeira, de fabrico artesanal, movidos sem propulsão mecânica e que operavam junto do porto de origem.

Como embarcações tradicionais, apenas sobreviveram até aos nossos dias, algumas de transporte e pesca local, por serem pequenas e de fácil e económica manutenção, maioritariamente em mau estado ou transformadas para recreio.

As poucas que resistiram como objecto de interesse cultural, resultam da acção de Autarquias, Museus, Associações e Clubes Náuticos que agora procuram encontrar maneira de as colocar na água novamente, visto que a lei já não permite que “trabalhem”, no sentido tradicional do termo.

Se não trabalharem perdem-se os gestos, as palavras, as ideias e os conceitos associados a cada arte náutica onde o barco é tão só a peça mais visível.

Perde-se com cada embarcação uma parte significativa da nossa cultura intangível, porque imaterial.

É em busca desse legado que demanda a Barcos do Norte...

As fotos agora apresentadas a publico são o testemunho possível de muitas dessas embarcações do passado.


João Baptista 2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Deliciei-me num mergulho azul pelo rio Lima acima ... rio a baixo :) voltei a mergulhar naquela água serena e fiquei parada de olhar com algumas partes do rio... senti meus braços quebrados pelas madeiras já podres ali esquecidas que ainda mantinham a forma, de barco tardio. Passei na passadeira de paus espetados na água que prendia ervas longas e feias e quando cheguei ao fim do percurso, fiquei na duvida se me atirava ao rio ou se ficava ali ciderada com tamanha beleza sentido...
... mas nem uma coisa nem outra, apenas fiquei-me pela memória que nunca meus olhos viram!
Adorei a tua exposição!
Rosa Magalhães
(www.youhera.blogspot.com)
Beijinhos